sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Governo do Rio de Janeiro diz que reformas do Maracanã atingiram 62%



O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira que as reformas do Maracanã atingiram 62% de conclusão. Futuro palco da final da Copa das Confederações de 2013, da final da Copa do Mundo de 2014 e das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016, o estádio carioca, que tem sua obra orçada em mais de R$ 859 milhões, estará pronto em fevereiro. Atualmente, o trabalho conta com 5.500 operários, divididos em dois turnos.

Maracanã com 59% de obras prontas (Foto: Divulgação) 
Maracanã está com 62% das reformas concluídas e ficará pronto em fevereiro de 2013 (Foto: Divulgação)
 
Os pisos do estacionamento dos setores leste e sul foram concluídos, assim como a colocação das peças de pré-moldados do setor leste. A montagem das estruturas metálicas que compõem as arquibancadas intermediárias está 85% concluída. A previsão é que as arquibancadas sejam finalizadas até o fim de setembro.

O processo de retirada do aterro para a instalação do sistema de irrigação e drenagem do campo e a colocação dos pisos e revestimentos e pisos dos banheiros estão em estágio avançado. O anel de compressão, que vai sustentar a nova cobertura, atingiu o índice de 85% de conclusão. Também já foi iniciada a colocação das cerâmicas da área de circulação no primeiro pavimento, assim como os degraus (pré-moldados) das arquibancadas dos setores norte e sul.

Conforto e segurança

Todos os espectadores devem ter uma visão livre do campo, sem obstruções e barreiras visuais. Para isso, a arquibancada inferior foi demolida e uma nova estrutura está em construção de acordo com os parâmetros de visibilidade recomendados pela Fifa. O anel da arquibancada vai avançar 14 metros em direção ao campo. O torcedor vai assistir ao jogo de posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, vai ficar muito mais perto do campo.

O tempo máximo de evacuação total do estádio em casos de emergência será de oito minutos. Para atender esse quesito, foram construídas quatro rampas de acesso ao longo do anel, e as rampas monumentais serão reativadas.

maracanã obras (Foto: Divulgação) 
Maquete do projeto final das reformas do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
 
Uma das novidades a serem introduzidas é um avançado centro de controle, com a mesma qualidade dos existentes nas melhores arenas esportivas do mundo. No Maracanã, o chamado BMS (Building Management System), que faz parte das recomendações da Fifa, será composto por três salas. Uma das salas será destinada ao monitoramento de imagens geradas por 360 câmeras espalhadas por todos os cantos do estádio, todas acompanhadas por monitores de TV de 42 polegadas, com o intuito de garantir a segurança dos torcedores.

Do centro de controle será possível detectar no meio da multidão um torcedor em atitude suspeita e, a partir daí, acompanhar seus movimentos. Caso ele provoque uma briga ou tente invadir o campo, o policial mais próximo será acionado para impedir a sua ação.

Outra sala vai controlar todos os equipamentos mecânicos e elétricos do estádio, como iluminação, ventilação, sistemas de energia, incêndio e segurança predial. Tão logo se detectar algum problema em qualquer ponto do estádio, como focos de incêndio, enguiço de elevador e queda de energia, técnicos e responsáveis pela manutenção serão acionados rapidamente.

Maracanã verde

O novo Maracanã receberá certificação ambiental, conforme recomendação da Fifa e exigência do órgão financiador (BNDES) de parte da obra. O projeto seguirá o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) - o que significa liderança em energia e design ambiental-, do Green Building Council Brasil (GBC), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético, em atendimento aos padrões internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário