domingo, 6 de maio de 2012

'Ronaldinho Gaúcho foi uma aposta errada do Flamengo', diz economista


A consultoria BDO RCS divulgou um estudo que mostra a arrecadação dos 20 clubes mais ricos do Brasil. Dono da maior torcida do país, o Flamengo aparece apenas na quinta posição. Corinthians, São Paulo, Internacional e Santos estão na frente do Rubro-Negro. O Peixe, inclusive, saltou do sexto para o quarto lugar.

Para a economista Elena Landau, a diferença entre os clubes da Gávea e da Vila Belmiro foi o investimento nos seus craques. Enquanto o Santos acertou ao manter Neymar, o Flamengo erra ao insistir em Ronaldinho Gaúcho.

- O Santos tomou uma grande decisão. Hoje, o time sem craque, sem símbolo, não consegue andar. A diferença entre o Santos e o Flamengo é que o Flamengo fez a aposta errada. O clube se endividou pelo Ronaldinho e ele é uma decepção. O Flamengo precisa de um patrocínio grande o suficiente para pagar o Ronaldinho e, por outro lado, ele não é um bom produto. Ele só sai no jornal porque está jogando mal, porque deu festa. Jogadores com muito menos futebol são símbolos de seus clubes. O Ronaldinho não é - disse Elena, convidada do "Redação SporTV" na sexta-feira.


Observando o estudo, a economista ainda teme que haja um grande aumento na diferença entre os clubes de maior arrecadação e os outros participantes das Séries A e B e usou como exemplo o domínio de Real Madrid e Barcelona na Espanha.

- Os clubes estão ganhando cada vez mais dinheiro, mas, mesmo assim, ainda é menos do que poderiam ganhar. A dependência das verbas da televisão é muito grande e, por causa disso, voce tem uma separação de grupos de clubes. O Brasil pode caminhar para uma "espanholização" do futebol. Dois ou três podem subir muito e o resto pode ficar muito abaixo. Podemos ter os nossos Real Madrid e Barcelona, e sem a mesma qualidade.

O escritor e jornalista Guilherme Fiúza, colunista da revista "Época", acredita que as verbas de transmissão pagas pelas redes de televisão são o que ainda possibilita os grandes investimentos de clubes e só existem por causa da paixão do torcedor.

- Os clubes brasileiros foram salvos pela televisão, ou seja, pelo público. A administração dos clubes no Brasil está muito distante, muito aquém, da paixão que o torcedor tem pelo seu time.

Ronaldinho gaúcho flamengo vasco (Foto: Wagner Meier / Agência Estado) 
Com Ronaldinho, Flamengo não consegue atrair patrocínios (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)
 

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