Em estudo divulgado pela empresa de consultoria BDO RCS, o Corinthians
consolidou a liderança como maior marca dentre os grandes clubes
brasileiros. A do Timão cresceu em 16% em relação aos números de 2010 e
está avaliada em R$ 867 milhões. O segundo colocado é o Flamengo (R$
689,5 milhões).
Amir Somoggi, um dos responsáveis pelo estudo, lista razões que fazem
do Alvinegro Paulista, mesmo inferior em relação ao Flamengo em número
de torcedores, o "campeão" quando o assunto é marca esportiva.
- O que puxou o Corinthians foi o crescimento do seu faturamento.
Embora não tenha a maior torcida do Brasil, o Corinthians tem uma grande
concentração de torcedores numa faixa de pessoas que recebe entre cinco
e dez salários mínimos. Além disso, o Corinthians tem mais torcida do
que o Flamengo no Sudeste. O Corinthians, por exemplo, teve receita de
R$ 212 milhões ao longo de 2010 e o Flamengo apenas de R$ 128 milhões -
explicou, por telefone.
Líder do ranking em 2009, o Flamengo caiu para o terceiro lugar em 2010
e assumiu a vice-liderança em 2011. Somoggi acredita que os
rubro-negros só reassumirão a ponta caso aprendam a explorar seu maior
patrimônio.
- Se o Flamengo souber explorar bem a massa de torcedores que tem
espalhada pelo país, passa o Corinthians. O Corinthians tem melhores
contratos, patrocinadores e uma bilheteria maior. Por isso, o Fla
precisa explorar o potencial de sua torcida - analisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário