Parecia um replay do GP da Austrália, a primeira corrida da temporada 2011. Após Melbourne, o GP da Malásia foi palco de mais um passeio de Sebastian Vettel com sua RBR. O alemão, campeão da Fórmula 1 em 2010, dominou a corrida - que acabou não tendo a esperada chuva desde o início - e não foi ameaçado pelos rivais no circuito de Sepang. De quebra, ele ainda viu Lewis Hamilton, então vice-líder do campeonato, ter problemas de pneus no fim e cair para a sétima posição. Jenson Button, companheiro do inglês na McLaren, acabou no segundo posto.
Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, fez uma ótima corrida e chegou em terceiro, completando o pódio. O alemão resistiu à forte pressão de Mark Webber, da RBR, nas últimas voltas. O australiano, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) na prova, teve de se contentar com a quarta posição. Com bom desempenho, Felipe Massa foi o quinto, apesar de um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop. O brasileiro chegou logo à frente do companheiro Fernando Alonso, sexto colocado após ter de trocar o bico no fim por um toque em Hamilton.
Vettel comemora a segunda vitória da temporada no pódio do GP da Malásia, em Sepang (Foto: agência AP)
Outro destaque da corrida foi o desempenho de Kamui Kobayashi, que foi o oitavo. O japonês da Sauber travou uma animada disputa contra Michael Schumacher desde o início da prova e passou o heptacampeão duas vezes. O alemão da Mercedes foi o nono, uma posição à frente do escocês Paul di Resta, da Force India, que pontuou pela segunda vez em sua segunda corrida na F-1.
Rubens Barrichello, outro brasileiro na prova, teve uma corrida confusa e abandonou ainda na 23ª volta, com problemas de câmbio. O brasileiro da Williams foi tocado nas primeiras voltas, teve um pneu furado e perdeu muito tempo para chegar aos boxes. Ele disse ter ficado muito decepcionado com os problemas nas duas primeiras provas do ano, quando abandonou.
- É triste, mas depois de duas provas (decepção) é a palavra certa, porque a gente esperava um começo de ano diferente, um começo de ano mais forte. O carro é melhor do que o de ano passado, mas as duas primeiras corridas foram horríveis - lamenta.
A próxima corrida do Mundial de Fórmula 1 será o GP da China, no próximo domingo, dia 17 de abril. Vettel chega ao circuito de Xangai com 100% de aproveitamento, 24 pontos à frente de Button, o segundo colocado. Massa é o sexto, com 16, quatro atrás de Alonso, o quinto.
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 56 voltas em 1h37m39s832
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 3s261
3 - Nick Heidfeld (ALE/Renault) - a 25s075
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 26s384
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 36s958
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s248
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 49s957
8 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m07s239
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m24s896
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m31s563
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m45s000
12 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
14 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
16 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
17 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 4 voltas/acidente
Não terminaram:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 10 voltas/mecânico
Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 14 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 25 voltas/embreagem
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 33 voltas/mecânico
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 34 voltas/câmbio
Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 42 voltas/mecânico
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 48 voltas/mecânico
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m40s571, na 46ª
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