Foi aprovado nesta terça-feira, por unanimidade, requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para a realização de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A intenção é a de debater a aquisição de direitos de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro nos diversos tipos de mídia.
De acordo com a pauta, a senadora irá convidar o presidente da CBF, Ricardo Terra Teixeira, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e representantes dos canais de TV aberta interessados na concorrência.
Durante seu discurso na reunião da Comissão, Lídice afirmou que o futebol espanhol se resume aos clubes Real Madrid e Barcelona, dando a entender que o espetáculo no Brasil poderá perder com a nova forma de negociação individual.
A preocupação maior é com o espetáculo como um todo. Segundo a senadora, grandes clubes regionais, mas sem força nacional como os cariocas e paulistas, poderão perder receita importante com a negociação clube a clube, como está sendo desenhado o próximo triênio do Campeonato Brasileiro.
Entenda o caso:
No fim do ano passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu que o Clube dos 13 não poderia mais manter no contrato com a TV Globo a cláusula de preferência, que permitia que a emissora carioca igualasse a proposta de qualquer concorrente para manter a transmissão. Assim, alguns clubes que querem fechar com o canal começaram a se rebelar contra o C13, preferindo negociar seus direitos separadamente.
No último dia 11, o C13 realizou a licitação, sem a participação de Globo e Record – que entrou na disputa com a Globo e preferiu negociar diretamente com os clubes. Assim, a Rede TV! Foi consagrada vencedora, com oferta de R$ 1,548 bilhão. No entanto, ainda não há decisão dos clubes, se fecharão ou não com o Clube dos 13.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário