Não faz muito tempo que um atacante do Flamengo marcou. O último foi Diogo, no empate por 1 a 1 com o Corinthians, em 27 de outubro, pela 32ª rodada do Brasileirão. Para um time que nesta edição do Nacional viu seus homens de frente passarem em branco por 11 rodadas, o jejum atual nem é tão incômodo. O problema é que a situação do time exige que o setor volte a funcionar. Nas últimas três partidas, o Rubro-Negro empatou uma e perdeu duas. No 2 a 2 com o Ceará, os zagueiros Ronaldo Angelim e Welinton marcaram. Contra o Atlético-PR, derrota por 1 a 0. Diante do Galo, no último sábado, novo revés. Desta vez, uma goleada por 4 a 1. O gol de honra foi de um meia: Marquinhos.
Contra os mineiros, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o sexto ataque diferente em oito partidas, levando-se em conta os times que jogaram desde o início. Diego Maurício e Diogo duraram apenas 45 minutos. Na Arena do Jacaré, em Sente Lagoas, a dupla não se encontrou e não foi encontrada. O meia Petkovic pouco tocou na bola e não conseguiu municiá-los. Val Baiano substituiu Diego Maurício no intervalo, deu mais força de área ao ataque, mas não marcou. O camisa 9, autor de três gols na competição, não reclama da condição de reserva. Tem acatado as decisões de Luxa, que busca o ataque perfeito.
- Só o Vanderlei pode responder sobre isso (indefinição no ataque). Ele procura usar quem está melhor no momento, quem ele acha que deve jogar. Temos que dar força aos que entram – resumiu.
A fase dos atacantes do Fla realmente não é boa. O artilheiro do time no Brasileiro é o meia Petkovic, que fez cinco gols. Na seqüência, aparecem Deivid e Vagner Love, ambos com quatro. Pesa contra o primeiro o fato de o ex-rubro-negro estar na Rússia. Antes de retornar ao CSKA, o atacante jogara cinco rodadas.
Além de Val Baiano, o Flamengo tem outros três jogadores com três gols cada. São dois meias, Kleberson e Renato, e Diego Maurício. Na lanterna, aparece Diogo. Dos homens de frente, foi quem menos balançou as redes. Tem um único gol. Ele não relaciona o momento ofensivo ruim às alterações que Luxa tem feito no setor.
- É opção do Vanderlei procurar a melhor formação. O Deivid ficou fora (contra o Galo) porque estava suspenso. Dentro das possibilidades, ele (Luxa) tenta acertar o time – comentou.
A três rodadas do fim do Nacional, o Flamengo é o 13º, com 40 pontos. A equipe continua ameaçada pelo rebaixamento e volta a jogar no sábado que vem, contra o Guarani, no Engenhão.
Além do Guarani, o Fla terá o Cruzerio (casa) e Santos (fora). Neste domingo, o grupo rubro-negro está de folga. Os jogadores voltam ao trabalho na tarde desta segunda-feira, dia do aniversário de 115 anos do clube.
As tentativas de ataque de Luxemburgo:
Flamengo 2 x 0 Atlético-GO - 28ª rodada: Diogo e Deivid
Avaí 2 x 2 Flamengo – 29ª rodada: Diego Maurício e Val Baiano
Flamengo 3 x 0 Inter – 30ª rodada: Deivid e Diego Maurício
Vasco 1 x 1 Flamengo – 31ª rodada: Deivid e Diego Maurício
Flamengo 1 x 1 Corinthians – 32ª rodada: Diogo, Diego Maurício e Deivid
Ceará 2 x 2 Flamengo – 33ª rodada: Diogo, Diego Maurício e Deivid
Flamengo 0 x 1 Atlético-PR – 34ª rodada: Deivid e Val Baiano
Atlético-MG 4 x 1 Flemengo – 35ª rodada: Diogo e Diego Maurício
Nenhum comentário:
Postar um comentário