No feriado da Sexta-feira Santa, a torcida do Flamengo fez seu papel e, em troca, ganhou um chocolate antecipado. Diante de 1.570 torcedores na Arena da Barra, o Rubro-Negro atropelou o Minas na penúltima rodada da fase de classificação do NBB e pegou moral para o clássico da Páscoa, no domingo, contra o Brasília. A vitória por 91 a 71 deixa o atual campeão embalado para o duelo com os brasilienses, que também venceram nesta sexta e têm a vantagem de jogar em casa a partida que vale a liderança da primeira fase.
O ala Marcelinho, do Rubro-Negro, foi o cestinha da partida desta Sexta-feira Santa, com 24 pontos
No interior de São Paulo, o Brasília conseguiu bater o São José por 84 a 72 e se manteve no topo da tabela, com a mesma campanha do Fla - 45 pontos cada. No domingo, quem vencer a partida no Nilson Nelson – provavelmente lotado – ficará com o primeiro lugar.
Franca, que foi atropelado pelo Palmeiras/Araraquara (96 a 70), se mantém em terceiro, com 43, mas não joga na última rodada. O Minas, que tem 42, precisa superar o São José no domingo para ganhar a terceira posição.
Os quatro primeiros colocados já estão garantidos nas quartas de final e vão disputar o Torneio Interligas contra times argentinos. Seus adversários nas quartas do NBB sairão de um playoff entre oito times. A última vaga neste mata-mata continua aberta. Nesta sexta, o Londrina ganhou o confronto direto com o Vila Velha/Cetaf e manteve vivo o sonho de roubar a vaga do time do Espírito Santo.
Torcida empurra o Fla na Arena
No Rio, o público aproveitou o feriado e foi à Arena para apoiar o time. As duas arquibancadas laterais estavam lotadas, e a torcida gritou do início ao fim, mesmo quando o placar já estava elástico a favor dos donos da casa. O cestinha rubro-negro foi Marcelinho, com 24 pontos, seguido pelos 15 de Duda. Pelo lado do Minas, o americano Jeffries marcou 20 pontos.
O jogo começou com os dois times tentando concentrar suas ações dentro do garrafão. A estratégia aos poucos foi migrando para a linha de três pontos e, enquanto o Flamengo penava para acertar seus chutes de fora, o placar ficou equilibrado. Quando Marcelinho acertou a mão, a vantagem do Rubro-Negro logo pulou para nove. Ao fim do primeiro quarto, o time da casa vencia por 22 a 14.
Logo no início do segundo período, o Fla abriu 13, e o técnico do Minas, Flavio Davis, pediu um tempo. De nada adiantou. Seu time continuou cometendo erros bobos diante da forte defesa adversária. Com Duda calibrando a pontaria, a diferença no placar chegou a 20 e, na saída para o intervalo, era de 47 a 26.
A artilharia de três continuou na volta do vestiário. O Minas até se acertou no ataque, mas não encontrou armas para segurar os tiros do rival. Na virada para os últimos 10 minutos, o abismo que separava os dois times ainda era o mesmo: 73 a 52.
Apesar do bom público na Arena, parte da torcida discutiu com os seguranças do ginásio, que queriam deixar livres as áreas de acesso. Em protesto, o grupo de torcedores pediu que o time volte a jogar no ginásio do Tijuca Tênis Clube, onde mandou alguns jogos na primeira edição do NBB: “Aqui não é Europa”, dizia o coro dos insatisfeitos. Dentro da quadra, no entanto, o time tratou de mostrar um basquete à altura do ginásio.
No último quarto, a fatura já estava liquidade. O Minas não esboçava mais reação, e para o Flamengo bastou controlar a vantagem e garantir que a torcida voltasse para casa feliz, sonhando com mais uma vitória no domingo de Páscoa.
Brasília vence, Franca tropeça
Em São José dos Campos, o Brasília chegou à 20ª vitória e se manteve no topo da tabela, com a mesma campanha do Fla. O cestinha brasiliense nesta sexta foi Nezinho, com 20 pontos, enquanto Guilherme Giovannoni fez 18. Para o atual campeão paulista, Paulão liderou o ataque com 17.
Em Araraquara, Franca perdeu a chance de garantir a terceira colocação. O time de Hélio Rubens foi arrasado pelo Palmeiras, que contou com 20 pontos de Jhonatan. O americano Tony Stockman também fez 20.
Confira os resultados da penúltima rodada do NBB:
Palmeiras/Araraquara 96 x 70 Franca
São José 72 x 84 Brasília
Paulistano 95 x 86 Bauru
Joinville 63 x 71 Saldanha da Gama
Flamengo 91 x 71 Minas
Londrina 81 x 73 Vila Velha/Cetaf
Nenhum comentário:
Postar um comentário