Quando vestiu a camisa do Flamengo na geração mais vitoriosa do clube, o volante Andrade se destacou pela marcação forte e pela qualidade técnica. Apesar de ser um jogador com obrigações defensivas, fazia poucas faltas e recebia poucos cartões amarelos. Nas 569 partidas que fez pelo Fla, só foi expulso uma vez (no terceiro jogo da final da Libertadores de 1981, contra o Cobreloa).
- Eu não dava carrinho e fazia poucas faltas. Falta é o último recurso, e não o primeiro.
Agora treinador do Fla, Andrade tem como missão tentar orientar um jogador que atua na mesma posição que ele: Willians, que tem levado muitos cartões amarelos (21 em 2009). O camisa 8 rubro-negro disse que vai tentar colocar em prática os conselhos dados pelo comandante.
- O Andrade conversa comigo e me dá apoio. Foi um grande jogador dessa posição. Não o vi jogar muito, mas sempre procuro escutar os seus conselhos.
Andrade acredita que, tanto Willians como Aírton, outro que tem levado muitos amarelos (15 em 2009), têm potencial para jogar sem apelar para as faltas. O técnico considera que um melhor posicionamento poderá ajudar os atletas.
- O bom posicionamento é fundamental. Expliquei ao Aírton também que eles têm que estar sempre de frente para o adversário. Assim, dificilmente vão fazer faltas. Uma hora não posso escalar o Willians, e outra não posso contar com o Aírton. Eles sabem jogar e não precisam fazer tantas faltas.
O comandante rubro-negro deu como exemplo o volante Pierre, do Palmeiras, que tem se destacado pela grande quantidade de bolas roubadas mas não leva tantos cartões.
- O Willians pode continuar a ser um grande roubador de bola e não levar tantos cartões. O Pierre é ladrão de bola e não é tão advertido assim.
Willians foi expulso na partida contra o Atlético-PR, na última rodada, e vai ser multado pela diretoria. É a terceira vez que o volante leva o vermelho em 2009. Ele não enfrenta o Sport no próximo sábado, às 18h30m, no Maracanã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário