O que deveria ser um incentivo para a torcida comparecer em peso ao Maracanã pode ser o anúncio de um novo desastre. No Brasileiro deste ano, toda vez que o Flamengo vendeu uma partida como uma decisão dentro do campeonato de pontos corridos, aconteceu o pior: perdeu, até foi humilhado.
Ao todo, foram quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates com mais de 40 mil pessoas no Maracanã, a média do Flamengo no campeonato, líder de público. Se com o estádio lotado, o time não tem se dado bem, está invicto quando o público está abaixo desse número: nove vitórias - contando com o 3 a 1 sobre o Santos, com portões fechados – e um empate.
Apoiado (ou pressionado) pela torcida, é normal que a equipe ataque mais quando joga em casa. Para Caio, o time não tem se saído bem com a necessidade de agredir o adversário em busca de vitória.
– Em casa temos mais dificuldades porque nossa equipe é melhor no contra-ataque. Somos os líderes em roubadas de bola – comentou Caio. – Quando temos que atacar o adversário, ficamos expostos. Foi o que aconteceu contra a Portuguesa.
Derrotas nos confrontos diretos
O primeiro pesadelo rubro-negro aconteceu logo na sexta rodada da competição, quando recebeu o bicampeão São Paulo com mais de 58 mil torcedores no Maracanã. Resultado: derrota por 4 a 2. Mesmo assim, não chegou a abalar a boa campanha do time, que se manteve na liderança até enfrentar o Vitória novamente em casa. Outra derrota, desta vez por 1 a 0, com 45 mil torcedores no Maracanã. Na rodada seguinte, o empate com a Portuguesa fora de casa tirou o time da primeira posição.
No fim do turno, mais duas decisões pela frente, na mesma seqüência de agora: Palmeiras e Cruzeiro. Na visita ao Parque Antártica, foi derrotado. Contra o Cruzeiro, com mais de 40 mil torcedores no Maracanã, perdeu novamente. No segundo turno, conseguiu vencer o Grêmio no Rio – a única vitória nos confrontos diretos, mas com público de 31.716 –, mas voltou a perder para o São Paulo, no Morumbi.
Com o Maracanã cheio, o Flamengo ainda deu outros vexames no segundo turno. No dia 11 de outubro, 81.317 pessoas viram, incrédulas, o Atlético Mineiro – que ocupa apenas a 12ª posição no campeonato – golear por 3 a 0. Há duas rodadas, 44 mil torcedores saíram decepcionados depois do empate em 2 a 2 com a Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário